"Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus." (Mateus 5:8, NVI)
"Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus." (Mateus 5:8, ACF da SBTB)
A Palavra "pureza" ou "puro", no seu sentido comum original grego kázaros tem vários significados, podendo ser usada para:
Designar a roupa suja que foi lavada;
Designar o trigo que tinha sido separado da sua palha. Com o mesmo significado era usado para um exército do qual se tinha eliminado os soldados descontentes ou medrosos;
Descrever o vinho ou leite que não havia sido adulterado mediante adição de água; algo sem mescla;
Descrever o ouro puro sem escória.
No sentido bíblico da Palavra, a palavra “limpos” significa:
1) Destituído de hipocrisia; uma devoção não-dividida:
“Dispõe-me o coração para só temer o teu nome” (Salmos 86:11)
A nossa grande dificuldade é nosso coração dúplice. Uma parte do meu ser quer conhecer, adorar e agradar a Deus, mas uma outra porção quer algo diferente.
“Porque no tocante ao homem interior, tenho prazer na lei de Deus; mas vejo nos meus membros outra lei que guerreando contra a lei da minha mente, me faz prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros” (Romanos 7:22-23)
O coração limpo é o coração que não está dividido.
2) Destituído de contaminação – sem mácula, puro, íntegro.
“Buscai a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hebreus 12:14).
Jesus esclareceu que é do coração que procede o mau caminho:
“Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias” (Mateus 15:19).
Fazendo uma comparação simplificada, algumas pessoas tratam com seus pecados de uma maneira muito semelhante a como Joquebede tratou seu filho Moisés:
Escondem seus pecados num cesto betumado;
Deixam por um momento seus pecados, mas ficam de olho neles;
Buscam avidamente seus pecados para alimentá-los.
É um erro pensar que o mal está no meio ambiente. Adão caiu no paraíso, num ambiente perfeito. Conforme diz em Jeremias 17:9, o "coração é enganoso, mais do que todas as coisas e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?”.
De tudo o que o homem deve guardar, principalmente deve guardar o seu coração, pois dele também pode proceder as fontes da vida. Davi orou: “Que as palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença” (Salmos 19:14).
Uma gloriosa herança aguarda àqueles limpos de coração que verão a Deus. Mais do que tesouros, mais do que glórias humanas, nossa maior recompensa é Deus.
Commentaires