Muito se tem falado de "identidade de gênero". Normalmente o termo é usado pelos marxistas para tentar apresentar propostas ou se fazer aceitar costumes de certos indivíduos sem que o público vincule tais coisas com a delirante ideologia de gênero. O que mais se tem ouvido e lido nos diversos órgãos da grande mídia, e da parcela de blogueiros e comentadores de Facebook de plantão, é que ocorre um erro ao igualarmos os dois termos. Será?
Para sabermos do que estamos falando vamos ver os significados de cada um dos termos.
A "ideologia de gênero" é uma expressão usada pelos críticos da ideia de que os gêneros são, na realidade, construções sociais. Para os defensores desta "ideologia", não existe apenas o gênero "masculino" e "feminino", mas um espectro que pode ser livremente escolhido pelo indivíduo.¹
Então, através dessa loucura moderna, temos o individuo que irá por mero capricho ignorar seu sexo biológico e escolher o de sua preferência, como escolhe um produto de uma prateleira.
Nos deparamos com as mais bizarras matérias por parte da mídia em geral, como, por exemplo, "Entenda as 56 opções de gênero do Facebook"; "Cidade de Nova York agora reconhece 31 identidades de gênero"; "Homem que virou mulher agora quer se transformar em cavalo"; "Mulher-Gato da vida real afirma que nasceu na espécie errada". Como se não bastasse isso, a maior parte das pessoas simplesmente parte para a defensiva ao serem questionadas sobre isso e disparam as conhecidas frases como "É um direito de cada um" ou ainda "Não cabe a nós julgarmos". Porém, essas mesmas pessoas mudam seu comportamento defensivo frente a um tema dos quais seus amigos ou a sociedade (que está acostumada com valores e ideais de esquerda) não gostem. Então, entendo que a questão não é a de isenção de julgamento devido a uma conduta moral que zela pela liberdade de todos, e sim, a de covardia por conveniência (por medo de ser tachado pela sociedade por falar algo óbvio como "Olha camarada, você é um homem não importa o que você faça; o mundo não tem a obrigação de aguentar as tuas fantasias como se fossem reais").
Agora, por "identidade de gênero" é entendido que:
Identidade de gênero consiste no modo como o indivíduo se identifica com o seu gênero. Em suma, representa como a pessoa se reconhece: homem, mulher, ambos ou nenhum dos gêneros.
O que determina a identidade de gênero é a maneira como a pessoa se sente e se percebe, assim como a forma que esta deseja ser reconhecida pelas outras pessoas.
A identidade de gênero pode ser medida em diferentes graus de masculinidade ou feminilidade, sendo que estes podem mudar ao decorrer da vida, de acordo com alguns psicólogos.²
Entende o perigo? Isso é a abertura de um precedente que leva aos maiores devaneios de que se pode imaginar, como os das matérias citadas acima. Então vemos comentários e publicações que tentam desvincilhar estes itens para que, ao tentar empurrar ambas as ideias, a já conhecida ideologia de gênero não tenha uma aparente ligação com a identidade de gênero. Seja propositalmente ou simplesmente como massa de defesa sem conhecimento do assunto, a questão é que as pessoas tendem a citar a identidade de gênero como algo não tão "grave" quanto a ideologia. Elas dizem que as duas não são a mesma coisa e é verdade. Contudo, estão erradas se dizem que não estão relacionadas. Veja, ideologia de gênero é o pensamento, a parte teórica que serve de fundamentação para que a identidade de gênero possa se tornar a prática de tal conjunto de ideias. A primeira atua como a quebra das cadeias do sexo biológico enquanto a segunda é a prática de tal ideia passando a existir no individuo que resolve crer nelas.
Logo, vemos que é errado a ideia de que não estão relacionadas. Então os justiceiros sociais da cultura marxista estão certos em dizer que é um erro igualá-las? Não, eles estão errados porque o fazem com o intuito de criar uma imagem de que os dois elementos não tem qualquer relação ou que não dependem um do outro.
Para encerrar esta postagem, gostaria de falar que todos devemos deixar nossa preguiça intelectual que desenvolvemos por culpa da sociedade em que vivemos. Defenda algo por ter chegado a conclusão de que é uma ideia a se defender, e não porque seu amigo lhe falou que ela é correta. Não se deixe levar por líderes partidários ou por verdades ditas a você (das quais sempre carecem de aprofundamento). Busque conhecimento sobre seus ideais porque, se você não busca ter tais informações, você deve então se limitar a perguntar o porquê de você acreditar. A resposta será esclarecedora ou vazia e sem sentido?
¹ Significados, 2017. Disponível em: <https://www.significados.com.br/ideologia-de-genero/>. Acesso em: 26 dez. 2017.
² Significados, 2017. Disponível em: <https://www.significados.com.br/identidade-de-genero/>. Acesso em: 26 dez. 2017.