Apesar do preconceito, a música clássica sempre teve o objetivo de elevação emocional, espiritual e físico do homem. E, fugindo do que se imagina, muitas músicas produzidas por compositores são inclusas em filmes, comerciais de TV e até cerimônias esportivas. Portanto, a música clássica não é chata, nem complexa; é apenas uma questão de tempo para aprender a apreciar este tipo de música.
“Nada é suficientemente bom. Então vamos fazer o que é certo, dedicar o melhor de nossos esforços para atingir o inatingível, desenvolver ao máximo os dons que Deus nos concedeu, e nunca parar de aprender.” (Ludwig van Beethoven)
Dentre os maiores gênios da música clássica, com certeza um dos mais lembrados é o alemão Ludwig van Beethoven. Tendo produzido vários concertos, sonatas e sinfonias (muito com dedicatórias a Deus) ele se consagrou como um dos maiores compositores ao produzir a Nona Sinfonia - a primeira com a utilização de um coral - mesmo estando com uma grande deficiência auditiva há mais de 20 anos. Mesmo os mais leigos, com certeza já ouviram o último movimento da sinfonia (conhecido como "Ode à Alegria"), seja em comerciais, paródias, etc. Ouça então, no vídeo abaixo, a Nona Sinfonia de Beethoven, executada pela Orquestra Filarmônica de Oslo.
A Sinfonia é dividida em 4 partes. Os momentos em que cada parte é tocada, no vídeo, estão citadas ao lado:
Allegro ma non troppo, un poco maestoso (00:00)
Molto vivace (16:07)
Adagio molto cantabile, andante moderato (30:20)
Finale: Presto (Ode à Alegria) (43:52)
Comentarios